“Uma taça de vinho vale mais que todas as riquezas da terra.” Gustav Mahler
Introdução
Amigos, conforme venho falando desde o princípio, o maior orgulho do nosso blog é o fato de falarmos não apenas de regiões famosas como Bordeaux ou o Napa Valley, mas vamos também aos confins da terra (gancho esse que irei usar pois estamos em Belo Horizonte e o aeroporto chama-se confins). Falaremos hoje sobre um dos melhores restaurantes de comida típica mineira e também da nossa visita à melhor cervejaria do Brasil: Wäls. Meu objetivo nesse post é mostrar que Minas Gerais não apenas é conhecida pelo seu belo e simpático povo, mas é uma referência em culinária e bebida.
Cervejaria Wäls
É uma alegria grande poder visitar essa que foi eleita a melhor cervejaria do Brasil e está localizada em BH. Abaixo seguem-se fotos:
E em baixo a foto das cervejas que iremos degustar:
A Wäls Dubbel recebeu o prêmio de melhor cerveja do mundo na categoria dubbel:
A Wäls petroleum é uma receita que a Wäls comprou da cervejaria Dum, tamanha é sua qualidade:
Mas talvez a mais icônica de todas seja a Alambique County. Cerveja produzida através de uma parceria entre a Cervejaria Wäls e a Goose Island. Black Trippel com Bananas Passas e Castanha de Baru (típica do cerrado Mineiro) e maturada por 5 meses em barris de carvalho que antes foram utilizados para maturar cachaça mineira.
Restaurante Xapuri
Quem visita BH e não visita o restaurante Xapuri não pode dizer que conheceu a culinária verdadeiramente mineira. O restaurante é um espetáculo e bem típico com a comida feita em forno a lenha. Ele fica localizado numa área nobre da cidade: a Pampulha.
De entrada pedimos um torresmo com uma excelente cerveja de trigo mineira que eu tive o prazer de conhecer: Backer. Pedimos também uma dose da lendária Vale Verde 12 anos. A única cachaça capaz de derrotar a Anísio Santiago vista no post anterior. Ela sempre permaneceu incólume e intocável até a chegada da Vale Verde 12 anos. Vale a pena conferir!!!
Como prato principal pedimos uma costelinha de porco com feijão tropeiro e aipim:
A minha surpresa maior não foi a alta qualidade da comida, mas descobrir que existem vinhos bons feitos em Minas. É lógico que ainda não dá pra comparar ele com um Bordeaux, mas é muito bom. Vale a pena conferir!
Quero deixar abaixo um link para curiosidades sobre esses vinhos de Minas Gerais com reviews feitos por sommeliers famosos. Vale a pena conhecer:
http://www.otempo.com.br/gastro/as-vinhas-de-minas-em-evolu%C3%A7%C3%A3o-1.925416
Tive a oportunidade de tirar uma foto com a cozinheira e proprietária do estabelecimento:
Conclusão
Adorei ter conhecido Minas Gerais, sua culinária, costumes, seu povo e, sobretudo, seus vinhos. Adoro saber que posso tomar vinhos do Brasil e saber que eles possuem qualidade e um futuro de muito sucesso.
Conheça todos os posts do blog através desse link
O ensinamento sobre a comida mineira e a existência dos bons vinhos daquela região trouxe conhecimentos ao leigo com muita maestria obrigada Pedro Jorge
CurtirCurtir
Corrigindo o comentário acima:em vez de trouxe, trouxeram
CurtirCurtir
Pingback: Resumo dos posts divididos por seções – Vinhos e Afins para Leigos
Pingback: Harmonizando frango assado com vinhos brancos e rosés – Vinhos e Afins para Leigos
Pingback: Vinícola Góes em São Roque, Quinta do Olivardo e o maravilhoso Philosofia – Vinhos e Afins para Leigos